domingo, 20 de julho de 2014

Mudanças



  “Eterno como a rocha,
 Volúvel como as ondas.
(Mas as ondas
  Acabam com a rocha).”                             
José Ângelo Gaiarsa

                A partir do momento que cria-se a consciência que o mundo é tão inconstante, metamorfoseado, mutável, após todas as eventuais mudanças de perspectiva e “percas de chão” começa a nascer o desapego, ceticismo, visão cada vez mais atenta e desconfiada, o que soa para mim como a tão venerada maturidade. Parece algo tão natural como o passar do tempo, mas a verdade é que a maturidade custa muita dor, dor com a qual eu particularmente não me acostumo...
                Mas o mundo com todas suas mudanças chega a nos deixar louco, e se a cada momento que abrirmos os olhos  vermos tudo tão diferente, inclusive nós mesmos, durante este instante, viveremos em pasmo e em perplexidade sem fim. Por fim algo precisa     parecer-nos estável: escolhemos as palavras. Como essas que humildemente deixo para vocês nesta noite de domingo, elas aqui continuarão para manter a ilusão de que as coisas são permanentes, além do mais a ideia de eterna mudança nos assusta muito. Nosso prêmio é a ficção de segurança!

                A este ponto chego a pensar que talvez a verdadeira maturidade seja se acostumar com a eterna mudança dos fatos, viver o momento e não pensar, contabilizar, controlar, não tentar decifrar tão bem esse caleidoscópio que se transforma a cada instante chamado realidade.

3 comentários:

  1. Me identifico com suas palavras. As vezes tenho medo dessa constante mutação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso assusta, entretanto a natureza é transitiva, cabe a nós sermos acostumados com a velocidade...

      Excluir
    2. Pois é a natureza e transitiva mas essa constate metamorfose que nós ataca realmente me incomoda ao ponto de me iludir pois tudo nesta vida é ilusão tudo ilusão .... mas o que e a ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção ela vem do latin illudo, divertir-se, recrear-se, mas também burlar, enganar

      Excluir