domingo, 26 de junho de 2016

ESTADO



         Renato Russo apregoa que nos "Nos deram espelhos e vimos um mundo doente" (link logo abaixo), desse modo a doença do mundo está em nós mesmos. Sendo assim, o poder de curar o mundo também nos pertence, afinal, somente nós podemos escolher uma mudança de lugar, uma não inércia. Eis o peso da existência segundo Sartre: "O homem está condenado a ser livre".
Tenho a percepção que um fato fundamental para oferecermos o melhor de nós aos outros e a nós mesmos e dessa forma "Criar" um mundo melhor é reconhecermos a importância do “estado de espírito".
Entendo estado de espírito como o estado emocional, disposição, até mesmo a maneira de ver o mundo. Até porque é inegável que nosso estado emocional muda muito de acordo com a lente pela qual enxergamos a realidade. Tomemos como exemplo um fato trágico ocorrido, dependendo da ótica o sujeito pode enxerga aquilo como um teste de Deus, algo que a fortalecerá ou até mesmo o fim da vida, o início de desgraças que se sucederão.
Segundo Thomas Mann "O tempo tudo clarifica e não há estado de espírito que se mantenha inalterado com o passar das horas.".  Essa frase cria a impressão que é totalmente inútil tentar mudar seu estado de espírito, já que tudo será mudado pelo decorrer das horas, ainda assim, não há tempo que seja capaz de mudar uma mente que se apoia no pessimismo ou na descrença de que um mundo melhor e possível. Por isso, como já disse em outros textos reconheço a crescente necessidade que temos de exercitar nosso lado espiritual, autoconhecimento, e até mesmo ser capaz de deixar o tempo passar com alguma sabedoria.

2 comentários:

  1. Já parou para pensar que seus textos têm a finalidade de uma única percepção?!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que você realmente olhasse para o mundo outra vez, aliás eu faço parte dele e o construo de uma outra maneira. Pelo oque conheço de você sua visão nao vai mudar,por mais que alguém peça.

    ResponderExcluir